Segurança contra incêndios no condomínio

 em Informativo Mensal

A segurança é quesito primordial em uma boa administração, e os cuidados na segurança contra incêndios no condomínio são constantes, pois os itens a serem verificados são muitos e devem ser conferidos periódicamente.

Separamos alguns itens primordiais que devem ser verificados tanto pelo síndico quanto pelo zelador. Com a ajuda desse artigo, você saberá quais itens devem ser verificados e qual a frequência.

 

Extintores, Mangueiras e Hidrantes.

 

Estes itens são primordiais na segurança contra incêndios e devem passar por manutenção preventiva anualmente, sendo verificados por uma empresa especializada e certificada pelo INMETRO.

Extintores devem ser recarregados uma vez por ano e conter o selo do INMETRO. As mangueiras também devem ser postas à prova, sendo desenroladas e passando por teste hidrostático. Os hidrantes também devem ser checados a cada doze meses, geralmente quem faz o trabalho é a mesma empresa que cuida da bomba da caixa d´água.

Todos os hidrantes devem ter a mangueira corretamente enrolada e dispor de bico e chave “Storz”. A mangueira não deve ter água em seu interior, nem a caixa de hidrante, pois isso ocasionaria o apodrecimento do tecido da mangueira.

O registro do barrilete do hidrante deve estar sempre aberto. O zelador deve passar semanalmente e checar em todos os pavimentos se os extintores não foram esvaziados e se o hidrante contem todos os seus itens: mangueira, adaptador, chave e esguicho.

 

Porta Corta-fogo.

 

Esse dispositivo é um dos mais importantes em caso de incêndio, pois permite a saída dos moradores, que nessas situações, nunca devem usar o elevador. As portas devem estar desobstruídas jamais trancadas e fechar-se sozinhas após abertas.

Para averiguar sua condição, recomenda-se manutenção em sua mola a cada seis meses, com empresa especializada. É importante que a empresa contratada para cuidar desse equipamento seja especializada em segurança contra incêndio.

 

Seguro.

 

O condomínio é obrigado por lei a ter uma cobertura contra incêndio. Porém, o pagamento desse prêmio está sujeito ao cumprimento das obrigações legais do condomínio.

 

Alarme Contra Incêndio e Sprinklers.

 

Os Sprinklers consistem em um sistema de tubulações interligadas e alimentado automaticamente por uma fonte de abastecimento de água. Sprinklers possuem um elemento termossensível com temperatura fixa de operação. Quando atingida essa temperatura é liberada a passagem de água.

Aconselha-se sua manutenção uma vez por ano. Nos condomínios que desejarem sua instalação, é necessário um projeto prévio para analisar a sua viabilidade.

 

Escadas.

 

As escadarias dos condomínios sejam comercial ou residencial devem estar sempre totalmente desobstruídas. Ou seja, nada deve ficar na escada. Os condôminos também devem lembrar de que a área privativa é apenas a da unidade e que é proibido instalar portões ou portas nas escadas.

Os corrimãos devem ser contínuos: na altura estipulada pelo corpo de bombeiros, sem ponta viva ao chegar próximo da porta e deve ser chumbado na parede.

 

Iluminação de Emergência.

O sistema de iluminação de emergência deve estar com a manutenção em dia e em condições de pleno funcionamento. Aconselha-se fazer a verificação semanalmente, checando lâmpadas e demais componentes, bem como, a central de baterias.

Rota de fuga e sinalização.

 

Todas as edificações devem ter sua rota de fuga sinalizada com cartazes fotoluminescentes (que brilham no escuro). Todos os pavimentos devem ter placas mostrando em qual andar estão, para que sentido é o térreo e/ou a rota de fuga estudada, além de onde estão hidrantes, extintores e alarme, caso haja.

 

Produtos inflamáveis.

 

Evite guardar um volume muito grande de produtos químicos no condomínio. Estoque no máximo o suficiente para duas semanas de uso, em uma sala que deve necessariamente conter janela e prateleiras. O combustível para gerador também requer muitos cuidados.

 

Elevadores.

 

Estes equipamentos jamais devem ser usados em casos de incêndio. Por isso, a sinalização deve estar muito visível e clara a todos os condôminos sobre a não utilização do equipamento em caso de incêndios.

 

Plano de emergência.

 

Um plano de emergência de segurança contra incêndios deve conter:

  • Procedimentos do supervisor, da brigada de incêndio e dos ocupantes do prédio;
  • Planta do edifício;
  • Localização do equipamento de combate a incêndio;
  • Localização das vias de fuga;
  • Ponto de reunião fora do edifício.

A comunicação do conteúdo do plano deve ficar disponível a todos os ocupantes do edifício.

 

Brigada contra incêndios.

 

Os condomínios residenciais ou comerciais devem, por lei,  constituir e treinar uma brigada de incêndio, formada por moradores e funcionários. Trata-se de medida para evitar tragédias em caso de incêndio, explosão, vazamento de gás e outros sinistros graves.

O brigadista deve ser alfabetizado, ter bons conhecimentos das instalações, estar com boa saúde e com bom condicionamento físico, ser maior de idade, bem como, passar por treinamento de segurança contra incêndios e ter certificação.

 

Parte elétrica.

 

Muitos incêndios começam devido a curtos-circuitos. Se a instalação elétrica de todo o prédio é antiga ou não está apta para tanta demanda, pequenas falhas podem acontecer, tais como: queda de energia constantes, luz piscando, tomadas que esquentam, pequenos choques, quedas dos disjuntores, cheiro de queimado ou de fumaça. Por isso, é importante a contratação de um profissional para avaliação em todo o sistema.

Esperamos que este artigo tenha lhe ajudado a esclarecer algumas dúvidas com relação a segurança contra incêndios em seu condomínio. Procure uma empresa especializada para lhe ajudar na verificação de todos os itens ou o corpo de bombeiros mais próximo, eles sempre serão os mais indicados para informar os procedimentos corretos.

Precisando de ajuda para administrar o seu condomínio?

Solicite agora um orçamento.

Postagens Recentes

ASSINE NOSSO BLOG

Receba novos posts e artigos diretamente em seu e-mail.

Dicas para um bom convivio na garagem do Condomínio