Garagens de condomínios: Dicas e regras para moradores.
Além de ser a porta de entrada para a maioria dos moradores, a garagem é um dos locais mais sensíveis para um bom convívio em condomínios. Estatísticas mostram que é um dos principais pontos de atrito entre vizinhos.
Listamos abaixo as 10 práticas importantes e essenciais para manter a organização e harmonia na garagem do condomínio:
- Jamais pare o carro na vaga que não seja sua. Mesmo que por 5 minutos;
- Ao estacionar, não ultrapasse as demarcações da sua vaga e centralize o veículo dentro deste espaço;
- Não use a sua vaga como depósito de móveis, entulhos, etc;
- Deixe sua vaga sempre organizada e limpa;
- Mantenha a manutenção do seu carro em dia e evite vazamentos de óleo no piso;
- Tenha um carro compatível com o tamanho da sua vaga. Jamais compre um carro maior que a mesma;
- Respeite as regras do condomínio no que diz respeito à guarda de bicicletas e motos;
- Dirija com cuidado, acenda o farol e não ultrapasse o limite de velocidade estabelecido;
- Não buzine para abrir o portão;
- Bateu ou raspou em algum carro? Seja civilizado e comunique o fato ao proprietário do veículo.
Estes são algumas regras padrões para serem seguidas. Entre tanto, ainda existem alguns casos mais delicados que devem ser observados, como é o caso da utilização da vaga para guardar entulhos e objetos.
Entulhos e Objetos na Garagem do Condomínio
É muito comum encontrar condôminos que guardam na garagem objetos como: móveis, entulhos, restos de obras, entre outros. Essa situação em geral, além de estar fora da convenção do condomínio, contribuí para a desvalorização do imóvel. Precisamos lembrar que frequentemente eventuais interessados visitam o condomínio e podem encontrar no lugar de carros e motos uma bagunça generalizada.

Como Proceder:
Para evitar essa situação, o ideal é manter os colaboradores do condomínio de olho na garagem. Inicialmente deve-se comunicar ao condômino a forma correta e permitida do uso da mesma.
Mas como proceder quando o mau uso da garagem virou rotina? Caso não haja punição prevista no regulamento interno, o ideal é que uma assembleia aprove as medidas que deverão ser tomadas, como multa e remoção do material da garagem por parte do condomínio – os custos deverão ser pagos pelo condômino. Antes de tomar essa última decisão, sempre vale aquela conversa amigável, seguida por notificação escrita, e caso não haja resultado, aplicar a multa.
A convenção e o regulamento interno devem ser bastante claros com relação ao uso correto da garagem. Via de regra a convenção diz que apenas veículos podem ficar neste espaço – e geralmente um por vaga. Para as bicicletas pode-se criar um bicicletário caso tenha espaço. Dessa forma, fica mais confortável e organizado para todos. Importante: mesmo com um local específico para guardar as bicicletas, o condomínio não é responsável pelas mesmas em caso de roubo.
Armários na Garagem do Condomínio
No caso de uma grande demanda por mais espaço para guardar materiais, uma possibilidade é a instalação de armários em áreas comuns – desde que aprovada em assembleia.

Porém, é necessário cuidados, solicitando que esse espaço não seja utilizado para guardar coisas perigosas ou inflamáveis. Também é importante que a limpeza seja feita periodicamente. Os armários devem ser padronizados todos do mesmo modelo. É melhor que não encostem no chão, permitindo assim uma melhor limpeza do local.
Esperamos que estas dicas lhe ajude a manter a ordem e a harmonia na garagem do condomínio em que você mora. A tolerância e o bom senso sempre devem prevalecer. E lembre-se: você e seu vizinho compartilham espaços em comum, por isso é sempre bom manter a lei da boa vizinhança.